Vírus comuns e spyware

Vírus e spywares podem ser um verdadeiro aborrecimento. Se você não tiver a proteção adequada em seu computador, estará correndo risco com esses softwares mal-intencionados.

O que são os virus

Um vírus de computador se refere a um tipo de software que tem a capacidade de transferir-se de um dispositivo para outro. Ele geralmente faz isso pegando carona com outros programas, e isso significa que, quando você utilizar esses programas de computador, também estará acionando o vírus. Esse software malicioso pode infectar o seu computador através de e-mails ou pode explorar pontos fracos na segurança do computador (nesse caso, esse tipo de vírus é chamado de "worm").

Um spyware se refere a qualquer software que é usado para coletar informações sobre os usuários de Internet, e inclui:

  •  Cookies
  •  Adware
  •  Cavalos de Troia
  •  Monitores do sistema

​Esses programas nem sempre são projetados com uma intenção mal-intencionada. Há muitas lojas on-line que utilizam cookies para rastrear os seus hábitos de compra para fazer sugestões de outros produtos que você talvez goste. Outros spywares podem ser usados para coletar informações pessoais sobre você de forma que os criminosos possam roubar a sua identidade. Os programas de spyware podem até mesmo assumir o controle do seu computador.

Vírus e spywares comuns

​Os vírus e spywares mais comuns com os quais você provavelmente vai se deparar seriam:

  • O Vírus Autor age por meio da localização de um arquivo executável (.exe) no seu sistema e da alteração do código real nesse arquivo. Esse tipo de vírus é altamente sofisticado, e isso significa que ele pode ser particularmente difícil de eliminar.
  • O Vírus Multiprocessamento é desagradável porque ataca o seu sistema de várias maneiras diferentes. Isso significa que pode causar um grande estrago e deixar o computador praticamente inutilizável até que o vírus seja eliminado.
  • O sequestrador de navegador é um tipo de spyware que coloca atalhos da Internet na sua pasta de favoritos. A razão para isso é incentivar você a visitar esses sites.
  • O sequestrador de computador assume o controle do seu sistema, de modo que os hackers possam enviar spam usando o seu endereço IP. O problema é que parecerá que você é o responsável por enviar o spam, e prejudicará a sua reputação on-line. Se você tem uma conexão de alta velocidade com a Internet, está mais suscetível de ser uma vítima desse tipo de ataque.
  • O vírus do antivírus tem apenas um objetivo: desativar o seu programa antivírus. A razão para isso é tornar você vulnerável a ataques de outros vírus.
  • O vírus Melissa é muito comum e vem em anexos de e-mails. Quando você abre esse anexo, o vírus começa a desativar alguns dos recursos de segurança do seu computador.
  • Os vírus de criptografia podem ser uma grande dor de cabeça, porque mesmo um programa antivírus de qualidade pode ter dificuldades para apanhar esses vírus a princípio. O problema é que esse tipo de software mal-intencionado pode usar uma criptografia diferente a cada vez, e isso significa que consegue passar despercebido pelo sistema de segurança do antivírus. Mas, na maioria dos casos, será detectado quando se descriptografar, e então poderá ser transferido para a quarentena antes que cause danos.
  • Vírus com atraso temporal são sofisticados o suficiente a ponto de poderem passar despercebidos durante um longo período. Durante esse tempo, estarão fazendo alterações no sistema lentamente para que o seu computador seja pouco a pouco infectado. Quando você perceber o que está acontecendo, o vírus pode já ter assumido o controle de grande parte dos recursos do computador.
  • O spyware "trojan" funciona de forma muito semelhante ao cavalo de Troia que foi usado para capturar a antiga cidade grega de Troia. Ele inicialmente se parece com um programa inofensivo, mas, depois que entra em seu computador, pode começar a assumir o controle e a roubar suas informações pessoais.

Latest Articles

Top 5 Antivirus Software Sites